ESTRATÉGIAS PARA CÁLCULO

 

OBJETO DE CONHECIMENTO: Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais.

HABILIDADE BNCC: (EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

 

OBSERVAÇÃO

Nessa habilidade os professores devem propor situações problema que envolvam a utilização das relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão. É necessário que o aluno conheça que se a + b = c então, c – b = a e c – a = b, isto na adição e subtração e na multiplicação e divisão se a x b = c (a ≠ 0 e b ≠ 0) então c ÷ a = b e c ÷ b = a. Ou seja, o aluno deve entender como utilizar as técnicas de prova real em operações matemáticas.

Quando falamos em prova real nas operações matemáticas, esta habilidade não pretende somente que o aluno utilize esse mecanismo para verificar se a operação está correta ou não, o que se busca é estender essas relações para desenvolver estratégias de cálculo, sejam elas por algoritmo ou cálculo mental. Por exemplo, em algumas situações, ao realizar um cálculo, de adição como 4 + 7 = 11 e em outro momento o aluno se depare com uma subtração do tipo 11 – 4, ele associe essa operação com a outra e encontre rapidamente o resultado.

Outra abordagem é a proposição de problemas que os alunos possam utilizar essas relações entre as operações para descobrirem valores desconhecidos em uma sentença e assim ampliarem suas estratégias de cálculo. Também é importante que o aluno utilize a calculadora como um instrumento de verificação dessas relações entre as operações. Outro aspecto importante que pode ser considerado na verificação da aprendizagem é o registro pelo aluno, por escrito, das relações percebidas na resolução dos problemas.

 

Contato

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode