ACENDIMENTO DAS VELAS

 

O Advento é tempo de esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor. O Advento deve ser celebrado com sobriedade e com discreta alegria.

         Quanto a pergunta, as quatro velas da coroa simbolizam cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. No inicio, vemos a coroa sem luz e sem brilho. Recorda-nos a experiência de escuridão do pecado. Na medida em que se vai aproximando o Natal, vamos acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, em meio de nós, do Senhor Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada.

         Liturgicamente as cores das velas deveria ser de cor roxa, exceto a do terceiro domingo do adevento que é de cor rosa. A cor roxa das velas nos convida a purificar nossos corações em preparação para acolher o Cristo que vem. A vela de cor rosa nos chama a alegria, pois o Senhor está próximo.


          Com relação às velas coloridas não há em lugar nenhum uma padronização, mas o que podemos indicar-lhe o seguinte:

  • 1° domingo: Acende-se a vela ROXA - A luz nascente nos conclamaa refletir e aprofundar a proximidade do Natal, onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilhará para a humanidade. Lembra ainda o perdão concedido a Adão e Eva. A corroxa nos recorda nossa atitude de vigilância diante da abertura e espera do Senhorque virá.
  • 2° domingo: Acende-se a vela VERMELHA - A segunda vela acesa nos convida ao desejo de conversão, arrependimento dos nossos pecados e também o compromisso de prepararmos, assim como São João Batista, o caminho do Senhor que virá. Esta vela lembra ainda a fé dos patriarcas e de São João Batista, queanuncia a salvação para todos os povos.
  • 3° domingo: Acende-se a vela ROSA - A terceira vela acesa nos convida à alegria e ao júbilo pela aproximação da chegada de Jesus. A cor litúrgica de hoje, o rosa, indica justamente o Domingo da Alegria, ou o Domingo Gaudette, onde transborda nosso coração de alegria pela proximidade da chegada do Senhor. Esta vela lembra ainda a alegria celebrada pelo rei Davi e sua promessa que, agora, está se cumprindo em Maria.
  • 4° domingo: Acende-se a vela BRANCA - A quarta vela marca os passos de preparação para acolher o Salvador, nossa expectativa da chegada definitiva da Luz ao mundo. Simboliza ainda nossa fé em Jesus Cristo, que ilumina todo homem que vêm a este mundo e também os ensinamentos dos profetas,que anunciaram a chegada do Salvador.

 

Contato

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode