CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2021

 

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 terá como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14).
 

Objetivo geral da CFE 2021

  • Através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo, convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual.

Objetivos específicos

  • Denunciar as violências contra pessoas, povos e a Criação, em especial, as que usam o nome de Jesus;
  • Encorajar a justiça para a restauração da dignidade das pessoas, para a superação de conflitos e para alcançar a reconciliação social;
  • Animar o engajamento em ações concretas de amor à pessoa próxima;
  • Promover a conversão para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio;
  • Fortalecer e celebrar a convivência ecumênica e inter-religiosa.
Fonte: https://campanhas.cnbb.org.br/sobre-a-campanha-da-fraternidade-2021.html

CARTAZ DA CAMPANHA

A base do desenho é uma ciranda, uma grande roda onde não há primeiro, nem último, onde todos formam uma unidade e precisam trabalhar na mesma sintonia e ritmo para não perderem o compasso. A ciranda lembra uma canção muito comum em nossas comunidades, ‘baião das comunidades’ do cantor e compositor Zé Vicente. Todas e todos são convidados a participarem desta ciranda pela vida construindo a civilização do amor, da justiça, da igualdade e da paz. Na ciranda há uma criança com a mão estendida a espera de mais pessoas a fim de que o movimento de fraternidade não pare. Somos todos convidados!

HINO CF-2021

 

1. Venham todos, vocês, venham todos, Reunidos num só coração, (cf. At 4, 32) /: De mãos dadas formando a aliança, Confirmados na mesma missão. (bis) 

Ref.: Em nome de Cristo, que é a nossa paz! Em nome de Cristo, que a vida nos traz: Do que estava dividido, unidade ele faz! Do que estava dividido, unidade ele faz! (cf. Ef 2,14a) 

2. Venham todos, vocês, meus amigos, Caminhar com o Mestre Jesus, /: Ele vem revelar a Escritura Como fez no caminho à Emaús. (cf. Lc 24) (bis) 

3. Venham todos, vocês, testemunhas, Construamos a plena unidade /: No diálogo comprometido Com a paz e a fraternidade. (bis)

 4. Venham todos, mulheres e homens, Superar toda polaridade, /: Pois em Cristo nós somos um povo, Reunidos na diversidade. (bis) 

5. Venham jovens, idosos, crianças E vivamos o amor-compromisso /: Na partilha, no dom da esperança E na fé que se torna serviço. (bis)

Observação: Este canto não cumpre as exigências e as finalidades de um Canto de Abertura para a Celebração da Eucaristia. Portanto, pode-se usá-lo como, por exemplo, “canto de envio” (canto final) ou até mesmo após a homilia, em que, a cada domingo canta-se uma estrofe e o refrão, reforçando o sentido da Campanha da Fraternidade que foi apresentado em algum momento na homilia.

Oração da Campanha da Fraternidade Ecumênica – 2021

Deus da vida, da justiça e do amor,
Nós Te bendizemos pelo dom da fraternidade
e por concederes a graça de vivermos a comunhão na diversidade.

Através desta Campanha da Fraternidade Ecumênica,
ajuda-nos a testemunhar a beleza do diálogo
como compromisso de amor, criando pontes que unem
em vez de muros que separam e geram indiferença e ódio.

Torna-nos pessoas sensíveis e disponíveis para servir a toda a humanidade,
em especial, aos mais pobres e fragilizados,
a fim de que possamos testemunhar o Teu amor redentor
e partilhar suas dores e angústias, suas alegrias e esperanças,
caminhando pelas veredas da amorosidade.

Por Jesus Cristo, nossa paz,
no Espírito Santo, sopro restaurador da vida. Amém.

Fonte: CNBB

EDIÇÕES ANTERIORES

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) tem sido realizada, em média, a cada cinco anos. A iniciativa congrega diversas denominações cristãs, sempre de forma ecumênica, valorizando o que cada Igreja tem de bom.

A primeira CFE foi organizada no ano 2000, e teve como tema “Dignidade humana e paz”, e o lema escolhido foi: “Novo milênio sem exclusões”.

A segunda edição, em 2005 , falou sobre “Solidariedade e paz”, com o lema: “Felizes os que promovem a paz”.

Em 2010, o tema versou sobre “Economia e Vida”, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

A reflexão da CFE 2016 surgiu a partir de um problema que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos, que é a fragilidade e, em alguns lugares, a ausência dos serviços de saneamento básico.

 

Fonte: CNBB

Contato

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode