São João Berchmans

Embora São Tarcísio seja o padroeiro dos acólitos mais famoso na América Latina, o padroeiro oficial dos coroinhas, acólitos e cerimoniários em grande parte do mundo é S. João Berchmans.

 

S. João Berchmans nasceu em 13 de março de 1599, em Driest, Bélgica. Primogênito de cinco filhos de um humilde sapateiro e de uma importante dama da sociedade, foi destacado em sua vida por grande pureza, caridade e devoção. Ele tinha grande devoção por sua posição como servidor do altar.

 

Ele entrou no noviciado dos Jesuítas em 1616, depois de ler sobre S. Luiz Gonzaga. Ele morreu antes de ser ordenado, em 1627, abraçado com seu crucifixo, o rosário e o livro de Regras da Companhia de Jesus, tendo dito, sobre isto: “Estas três coisas são minhas maiores posses, e com elas morro feliz”.

 

Ele é venerado principalmente pelo seu serviço no altar, sua gentileza, virilidade e fé. É o padroeiro dos coroinhas, acólitos e cerimoniários e junto com S. Luiz Gonzaga e Santo Estenislau Koksta, padroeiro da juventude católica. Que nós sigamos o modelo de S. João Berchmans, sua devoção e comprometimento em seu serviço como acólito, e que ele seja cada vez mais conhecido e venerado no Brasil.

 

S. João Berchmans, rogai por nós! Amém.

 

Contato

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode