LIVROS LITURGICOS


Livros Litúrgicos são livros que contém Ritos e Leituras das celebrações.

Deve-se observar o zelo e respeito por todos e qualquer livro litúrgico.

 

 

LECIONÁRIO DOMINICAL

 

 

É um livro grande que contém todo o formulário e todas as orações usadas nas celebrações da missa para todo o ano litúrgico. Fitas marcadoras indicam as diversas partes da celebração e pequenas orelhas nas paginas mais usadas auxiliam o ministro a virá-las.'

 

O Missal contém:

Rito da Missa (partes fixas):

Próprio do tempo: advento, natal, quaresma, tempo comum, etc;

Próprio dos santos;

Vasta coleção de prefácios;

Varias orações eucarísticas;

Missas rituais: Batismo, confirmação, profissão religiosa, etc;

Missas e orações para diversas necessidades: pelo papa, pelos bispos, pelos governantes,

pela conservação da paz e da justiça, etc;

Missas votivas: Santíssima Trindade, Espírito Santo, Nossa Senhora, etc;

Missas dos fieis defuntos.

No inicio, o Missal apresenta longa e preciosa introdução contendo a Instrução Geral sobre

o Missal Romano e as Normas Universais para o Ano Litúrgico e o Calendário.

 

 

LECIONÁRIO DOMINICAL

É o livro que contém todos os textos bíblicos que devem ser proclamados na missa, durante todo o ano litúrgico. São quatro livros:

 

A) LECIONÁRIO DOMINICAL

Compreende as leituras para as missas dos domingos e de algumas solenidades e festas. Toda missa dominical apresenta três leituras, mas o salmo responsorial: a primeira leitura do Antigo Testamento (salvo no tempo pascal em que se lê Atos dos Apóstolos); a segunda leitura, da Carta dos Apóstolos ou Apocalipse; a terceira leitura é o Evangelho. Para que haja uma leitura variada e abundante da Sagrada Escritura, A Igreja propõe, para os domingos e festas, um ciclo A, B, C. Ao Ano A, corresponde as leituras de São Mateus; ao Ano B, corresponde as leituras de São Marcos e de São João; ao Ano C correspondem a leituras de São Lucas. O Evangelho de São João é geralmente proclamada nos tempos especiais (advento, quaresma, tempo pascal) e nas grandes festas.

 

 

 

B) LECIONÁRIO SEMANAL

 

Contém as leituras para os dias da semana de todo o Ano Litúrgico. A primeira leitura o salmo responsorial de casa dia estão classificadas por ano par e ano ímpar. O Evangelho é o mesmo para os dois anos.

 

 

 

 

 

 

C) LECIONÁRIO SANTORAL

 

Contém as leituras pra solenidades e festas dos santos. Estão aí incluídas também as leituras para o uso na administração dos sacramentos e para diversas circunstâncias.

 

 

 

 

 

 

C) LECIONÁRIO DO PONTIFICIAL ROMANO

 

Contém as as leituras para diversas celebrações como Crisma; Ordenação de Bispos, Presbíteros e Diáconos, bênção de abade e abadessa, Consagração das Virgens, instituição de leitores, acólitos e de admissão entre os candidatos à Ordem Sacra, , profissão religiosa, dedicação de Igreja e de Altar.

 

 

 

 

 

EVANGELIÁRIO

 

O Evangeliário é a composição dos Evangelhos proclamados no Domingo e nas grandes celebrações do Ano Litúrgico.

 

 

 

 

 

 

 

CERIMONIAL DO BISPOS

O cerimonial dos bispos e o rito das ordenações: São reservados aos Senhores Bispos, e por isso quase sempre não são encontrados nas paróquias. Quando os Bispos fazem a Visita Pastoral ou quando celebram as ordenações, costumam trazer consigo os referidos livros.

 

 

 

 

 

RITUAL DE BÊNÇÃOS

 

Livro litúrgico de grande valor. Nele as bênçãos estão divididas em cinco partes: bênção de pessoas, objetos, de coisas destinadas ao uso litúrgico, de objetos de piedade e, finalmente, bênçãos para diversos fins. A estrutura de cada bênção comporta uma proclamação da Palavra e um louvor da bondade de Deus com um pedido de auxílio, além de um breve rito de abertura e conclusão.

 

 

 

 

RITUAL PENITENCIAL

 

Livro litúrgico de grande valor. Nele as bênçãos estão divididas em cinco partes: bênção de pessoas, objetos, de coisas destinadas ao uso litúrgico, de objetos de piedade e, finalmente, bênçãos para diversos fins. A estrutura de cada bênção comporta uma proclamação da Palavra e um louvor da bondade de Deus com um pedido de auxílio, além de um breve rito de abertura e conclusão.

 

 

RSACRAMENTÁRIO

 

A obra apresenta os vários ritos dos sacramentos e sacramentais, congregando as celebrações mais usadas pelos sacerdotes em sua atuação pastoral, como batismo, penitência, matrimônio, unção dos enfermos e exéquias. Foi elaborado para pastores que percorrem enormes distâncias para ir ao encontro das comunidades eclesiais. Estimula ainda mais a vida litúrgica porque é um importante instrumento de ajuda na realização da verdadeira Liturgia

 

 

MISSAL DOMINICAL DA ASSEMBLÉIA CRISTÃ

 

Este Missal quer ser um convite aos grupos e comunidades a aprofundar o mistério cristão celebrado na liturgia dominical: antes de tudo um livro para a formação e a catequese dos adultos na fé, e depois um instrumento para a celebração. Não exclui, pois, as pessoas individualmente. Além de introduções gerais e específicas às leituras, o presente Missal traz ainda: o texto oficial do Lecionário (recentemente aprovado pela Comissão Episcopal de Textos Litúrgicos da CNBB e confirmado pela Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos), uma frase orientadora do tema, uma exegese sóbria, um texto bíblico-litúrgico expresso pelo título e desenvolvimento antes de cada celebração, intenções de oração, palavra e sacramento (de modo a unificar a mesa da Palavra e a mesa do Pão), um esboço temático inspirado no evangelho põe em evidência os gestos de Cristo, aos quais respondem os seres humanos. O presente Missal dominical quer ser uma colaboração para a iniciação e a formação permanente dos cristãos, para que se tornem adultos na fé.

 

LITURGIA DAS HORAS

 

Designação dada à oração de louvor da Igreja, que tem por objetivo estender às diversas horas do dia a glorificação de Deus, que encontra seu ponto mais elevado da oração eucarística. Compreende quatro volumes;

üVolume I – Tempo do advento, natal e epifania
üVolume II – Tempo da quaresma, tríduo pascal e tempo pascal
üVolume III –Tempo comum ( da 1ª a 17ª semana)
üVolume IV – Tempo comum (da 18ª a 34ª semana)


 

 

 

 

 

Contato

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode