1° DOMINGOS DO ADVENTO

“Deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.”

 

RITOS INICIAIS

 

Animador: Iniciamos hoje um novo ano litúrgico e renovamos nossa esperança na vinda definitiva do Senhor, celebrando a encarnação de Deus em nossa humanidade. A coroa do Advento que vamos acender reflete na luz nosso sentimento de espera e prontidão. São os nossos gestos de amor que preparam a vinda do Senhor Jesus. Com firme esperança, cantemos:

 

1. CANTO INICIAL

 

2. ACOLHIDA (Poderá ser cantada)

Min: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. 

Todos: Amém.

Min: Irmãos e irmãs, o Senhor está perto! Sua graça e sua paz estejam convosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

 

3. ACENDIMENTO DA VELA DA COROA

(Uma pessoa entra com a vela acesa (pode ser uma mulher grávida), enquanto isso, a comunidade canta).

Levantando a vela e aproximando-se da coroa, reza-se:

Bendito sejais, Deus bondoso, pela luz do Cristo, sol de nossas vidas, a quem esperamos com toda a ternura do coração.

 

4. ATO PENITENCIAL

Min: Irmãos e irmãs, iniciando este tempo de Advento, no qual somos chamados a vigiar, inclinemos por uns instantes as nossas cabeças, reconhecendo as nossas faltas (Breve momento de silencio). CANTEMOS.

 

Min: Deus de bondade, / tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados / e nos conduza à vida eterna.

Todos: Amém.

 

5. ORAÇÃO DO DIA

Min: Oremos (Breve silêncio) O Deus das promessas, / concedei ao vosso povo o firme desejo de buscar o vosso Reino, / para que, acolhendo com obras de paz e justiça / o Cristo que vem ao nosso encontro, / sejamos verdadeiramente vossos servidores. / Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.

Todos: Amém.

 

LITURGIA DA PALAVRA

 

6. PRIMEIRA LEITURA

Ano A: Isaias 2,1-5

Ano B: Isaias 63,16b-17;64,2b-7

Ano C: Jeremias 33,14-16

 

7. SALMO

Ano A: 121 (122)

Ano B: 79 (80)

Ano C: 24 (25)

 

8. SEGUNDA LEITURA

Ano A: Romanos 13,11-14

Ano B: 1Corintios 1,3-9.19b

Ano C: 1Tessanolonissenses 3,12-4,2

 

9. EVANGELHO

Ano A: Mateus 24,37-44

Ano B: Marcos 13,33-37

Ano C: Lucas 21,25-28.34-36

 

10. PARTILHA DA PALAVRA (10 min)

 

11. PROFISSÃO DE FÉ

Todos: Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém!

 

12. RITO DA PAZ

Min: A paz do Senhor esteja convosco.

Todos: O amor de Cristo nos uniu

Min: Irmãos e irmãs, como filhos e filhas do Deus da paz, saudemo-nos com um gesto de comunhão fraterna.

 

13. ORAÇÃO DOS FIÉS.

(Orações do Dia ou espontâneas).

 

 

RITO DE LOUVAÇÃO E AÇÃO DE GRAÇA

 

14. COLETA FRATERNA

E o momento de trazer donativos ou oferta em dinheiro para as necessidades da comunidade, enquanto a assembleia canta um canto apropriado.

 

15. ENTRADA COM O PÃO CONSAGRADO

(O ministro coloca o pão consagrado sobre o altar)

 

16. ORAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS

Min: o Senhor esteja convosco.

Todos: Ele está no meio de nós

Min: Damos graças ao Senhor, nosso Deus

Todos: É nosso dever e nossa Salvação

 

Min: Nós vos louvamos, Pai, / porque no vosso imenso amor nos chamastes à vida. / Vosso amor nos acompanha por toda a história, / dando-nos o universo, / a lei do amor nas alianças com vosso povo, / o caminho reto mostrado por Isaías e a salvação prometida desde Abraão, / prefigurada em Noé / e plena na promessa de seu Filho Jesus que voltará.

Todos: Louvor a Vós que em Jesus nos vem salvar.

 

Min: Na espera vigilante do vosso Filho Jesus, vos louvamos pelo amor que vem até nós na busca da paz e da justiça, na certeza de que aquele que veio, que vem a cada dia, voltará para que a vida seja plena.

Todos: Louvor a Vós que em Jesus nos vem salvar.

 

Min: Louvado sois, ó Deus, / pelas criaturas que cantam vosso amor / e por todas as pessoas que vivem na esperança / de que o amor, nos atos de nossas vidas, / apressa a realização do vosso reino.

Todos: Louvor a Vós que em Jesus nos vem salvar.

 

Min: Pela Palavra do Evangelho de Vosso Filho, fazei que as Igrejas do mundo inteiro caminhem na unidade com o Papa ___ e sejam sinais da presença do Cristo ressuscitado. Tornais esta comunidade cada vez mais sinal de vossa bondade e unida na caminhada com a Arquidiocese sob a orientação do nosso Bispo ___, e nosso pároco ___.

Todos: Louvor a Vós que em Jesus nos vem salvar.

 

Min: Lembrai-vos, ó Pai, dos nossos irmãos e irmãs que morreram na paz de Cristo... (lembrar os falecidos da comunidade), e de todos os falecidos, cuja fé só vós conheceste; acolhei-os junto a vós, na luz da vossa infinita misericórdia.

Todos: Louvor a Vós que em Jesus nos vem salvar.

 

Min: Ó Deus, criador do céu e da terra, os nossos louvores e as nossas preces cheguem a vós pelas mãos daquele que é nosso único mediador, Jesus Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém.

 

RITO DE COMUNHÃO

 

17. PAI-NOSSO

Min: Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do evangelho, ousamos dizer:

Pai nosso, que estais nos céus, / santificado seja o vosso nome; / venha a nós o vosso reino, / seja feita a vossa vontade, / assim na terra como no céu; / o pão nosso de cada dia nos dai hoje; / perdoai-nos as nossas ofensas, / assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; / e não nos deixeis cair em tentação, / mas livrai-nos do mal. Amém.

Min.: Pois vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre.

 

18. CONVITE A COMUNHÃO

Min: Assim disse Jesus: "Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento”. Eis o cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo.

Todos: Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).

 

19. ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO

Min: Oremos (Breve silêncio) O Deus, de ternura e de paz, / vós nos acolhestes nesta celebração / para dar ao nosso coração a esperança de um tempo novo, / sem violência e sem miséria. / Prolongai em nossa vida a força do amor que recebemos, / para que possamos ser pessoas solidárias / e atentas aos vossos sinais, / até o dia da manifestação de Jesus Cristo, / nosso Salvador, / bendito pelos séculos dos séculos.

Todos: Amém.

 

20.AVE-MARIA.

 

RITOS FINAIS

 

(Podem ser dados neste momento os avisos que interessam a comunidade)

 

21. ORAÇÃO DE BÊNÇÃO SOBRE O POVO

Min: Que o Deus onipotente e misericordioso nos ilumine com o advento do seu Filho, em cuja vinda cremos e cuja volta esperamos, e derrame sobre nós as suas bênçãos.

Todos: Amém.

Min: Que durante esta vida ele nos torne firmes na fé, alegres na esperança, solícitos na caridade.

Todos: Amém.

Min: Alegrando-nos agora pela vinda do Salvador feito homem, sejamos recompensados com a vida eterna, quando vier de novo em sua glória.

Todos: Amém.

Min: Abençoe-nos o Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.

Todos: Amém.

 

22. DESPEDIDA

Min: Vigiemos sempre! Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe.

Todos: Graças a Deus!

 

23. CANTO FINAL

Contato

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode