ADORAÇÃO

ÁREA MISSIONÁRIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO – MÊS DEZEMBRO/2016

Vem, Senhor Jesus! Eis-me aqui

     

 

 

VINDE E ADOREMOS

Animador: Sejam todos bem-vindos, a esta adoração ao Santíssimo Eucarístico. Adoremos e bendizemos ao Senhor, arrependidos pelas faltas e fraquezas cometidas, mas prometendo repará-las na obediência do Pai. Iniciemos cantando Iniciemos nossa adoração cantando:

CANTO DE ACOLHIMENTO  

Ministro: Cantemos invocando a Trindade Santa:

Ministro: O Deus da vida que nos convoca a sermos Igreja missionária, aberta ao mundo para realizar o seu Plano de Salvação esteja sempre convosco!

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

 

Animador: queridos irmãos e irmãs, no mês de dezembro nos preparamos para recebemos nosso Senhor que vem ao nosso encontro, por isso dizemos alegremente: “Vem Senhor Jesus”. Queremos, cm Maria e José renovar nosso compromisso de cuidar da vida. Vamos acompanhar José e Maria que fazem o caminho do Novo Êxodo, construindo juntos a Terra Prometida, a Casa/Comunidade de Nazaré, de outras relações possíveis, de outro mundo possível.

Todos: Queremos que nosso coração seja a gruta de Belém para que nele possa nascer o menino Deus.

 

Animador: Meus irmãos e irmãs, de joelhos recebamos Jesus sacramentado. Ele que nos ama, que tão bem nos quer, que gosta de nós. E nós viemos aqui para adorá-lo. Alegremos nosso coração, pois o senhor sacramentado se fará presente em nosso meio.

CANTO DE ADORAÇÃO (Exposição do Santíssimo)

É teu esse momento de adoração/ Não tenho nem palavras pra me expressar. / No brilho dessa luz que vem do teu olhar, encontro meu abrigo meu lugar.

 

E quando estamos juntos entre nós está, passando em nosso meio a nos abençoar. / E tocas com ternura com a tua mão, a cada um que abre o coração.

 

Minhas mãos se elevam, minha voz te louva, o meu ser alegra/ Quando estou em tua presença, Senhor. (2X)

 

Ministro: Adoremos o Jesus eucarístico, aqui presente diante de nós. Com a comunhão espiritual, manifestemos a Jesus, o grande desejo de recebê-Lo em nosso coração.

Ministro: Graças e louvores seja dados a todo momento.

Todos: Ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento (3X).

 

Ministro: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Todos: Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

 

Todos: Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam (3X)

 

(Faz-se alguns minutos de silêncio)

 

MERGULHANDO EM SUA MISERICÓRDIA

Ministro: Estamos diante de Jesus Sacramentado. Foi Ele quem nos convidou quando disse: “Vinde a mim vós todos que estais fatigados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” E aqui estamos. Viemos dizer-lhe que O amamos, que O reconhecemos como nosso Salvador, nosso Amigo e que queremos colocar em suas mãos toda a nossa vida. Ele é nosso Salvador, nosso Deus e Senhor. Reconhecemos diante dele que muitas vezes nos levamos pela fraqueza ou infidelidade. Muitas vezes o ofendemos e agora queremos fazer reparação pelos nossos pecados. (silêncio) Cantemos suplicando a misericórdia de Deus.

 

CANTO PENITENCIAL

 

1. Senhor, tende piedade e perdoai a nossa culpa, e perdoai a nossa culpa:

 

R: porque nós somos vosso povo que vem pedir Vosso perdão.

 

2. Cristo, tende piedade e perdoai a nossa culpa, e perdoai a nossa culpa:

 

3. Senhor, tende piedade e perdoai a nossa culpa, e perdoai a nossa culpa:

 

OFERECIMENTO DO DIA

Animador – Estamos diante de Jesus que nos olha nos olhos e deseja que depositemos nossa confiança inteiramente nele, apresentemos a Ele as nossas intenções. Vamos lembrar pessoas de nossas famílias, vizinhos, situações de nosso País, acontecimentos de nossa Área Missionária... enfim, fatos que queremos trazer para este momento de adoração.

(cada um possa expressar seus pedidos de oração a Jesus Sacramentado)

 

Ministro: Senhor Jesus, nós nos curvamos diante da tua presença. Dá-nos a graça de perseverarmos na busca do teu amor, na busca da tua santa Palavra, na busca da santidade. Por tudo isso, nós te pedimos, fica conosco Senhor.

 

FALA SENHOR QUE TEU SERVO ESCUTA

Animador: Vamos agora ouvir a Palavra do Senhor, ela nos dá coragem em nossa caminhada. Ela da firmeza em nossos passos. Ela é a nossa única esperança. Ela é firme e estável como o céu. Cantemos para Aclamarmos a Palavra de Deus.

 

CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Ministro: O Senhor esteja convosco!

Todos: Ele está no meio de nós.

Ministro: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo... (evangelho do dia)

Todos: Glória a vós Senhor.

(proclamr o Evangelho do dia)

 

ANIMADOR: Façamos um momento de silêncio para deixar que estas palavras do salmo entrem em nós. (Silêncio para interiorização da palavra)

 

Ministro: Não fazer a partilha da palavra, mas poderá fazer um momento de oração com a palavra proclamada.

 

PRECES

Animador: Quando o ano está chegando ao fim, começa o tempo de expectativa para a comemoração da primeira vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Contudo, estamos hoje no período em que rumamos claramente em direção ao dia da segunda vinda do Senhor. Bem-aventurados aqueles que vivem conscientemente também neste tempo de Advento do Plano de Salvação, pois o Senhor diz deles: "Bem-aventurados aqueles servos a quem o Senhor, quando vier, os encontre vigilantes; em verdade vos afirmo que ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá" (Lc 12.37).

 

Ministro: Irmãos, unidos a todos os que esperam com amor sua manifestação gloriosa, façamos chegar ao nosso Deus, os louvores e os clamores de toda parte. Respondamos a cada prece:

Todos: Cristo vem para renascer em nós.

 

Leitor: Na hora da escuridão e da angústia, faze, ó Deus, brilhar sobre nós um raio da tua luz que nos oriente no teu caminho.

Todos: Cristo vem para renascer em nós.

 

Leitor: Voltai, Senhor, o vosso olhar misericordioso para todos os nossos irmãos e irmãos que sofrem com a falta do pão de cada dia...

Todos: Cristo vem para renascer em nós.

 

Leitor: Derrama Senhor vossa bênção sobre a vossa Igreja que se faz presente no mundo inteiro, de um modo particular sobre o nosso Papa Francisco, sobre os nossos bispos, nosso pároco Pe. Orlando e todos os presbíteros, afim de que eles possam conduzir com amor o vosso rebanho

Todos: Cristo vem para renascer em nós.

 

Leitor: Abençoai nossas famílias, para que sejam verdadeiros canais da tua bênção, testemunhando a cada dia o teu amor...

Todos: Cristo vem para renascer em nós.

 

Ministro: Na esperança da vinda de Jesus, cantemos:

 

CANTO DO ADVENTO

Vigia esperando a aurora qual noiva esperando o amor.

É assim que o servo espera a vinda do seu Senhor.

É assim que o servo espera a vinda do seu Senhor

 

Ao longe, um galo vai cantar seu canto

O céu azul vai estender seu manto

Na madrugada eu estarei desperto

Que já vem perto o dia do Senhor

 

A minha voz vai acordar meu povo

Louvando a Deus que faz um mundo novo

Não vou ligar se a madrugada é fria

Que um novo dia logo vai chegar

 

Se é noite escura, acendo a minha tocha

Aqui no peito o sol já desabrocha

Filho da luz, não vou dormir, vigio:

Ao mundo frio vou levar o amor!.

 

CORAÇÕES AGRADECIDOS

Ministro: Agradeçamos ao Senhor por todos os dons que recebemos, por sua fidelidade em nossa caminhada durante todo esse ano. E a certeza que Ele permanecerá conosco por mais um ano que iniciará.

(Motivar para que cada um faça sua oração em silêncio)

 

Ministro: Queremos também Senhor Jesus nos deixar conduzir por teu amor, queremos que reines nos nossos lares e de nossos familiares. Cantemos:

1. Senhor eu sei que é teu este lugar todos querem te Adorar, toma tu a direção. Sim ó vem ó Santo Espírito os espaços preencher reverência a tua voz vamos fazer.

 

Podes reinar Senhor Jesus ó sim o teu poder teu povo sentirá. Que bom Senhor, saber que estás presente aqui, reina Senhor neste lugar. (bis)

 

2. Visita cada irmão ó meu Senhor. Dá-lhes paz interior e razões pra te louvar. Desfaz toda tristeza, incerteza e o desamor. Glorifica o teu nome ó meu Senhor.

 

CONCLUSÃO

Ministro: Para concluirmos este momento, cada um, com os olhos e o coração fixos em Jesus, presente no Santíssimo Sacramento, adore, em silêncio, o nosso Deus. Acolhamos em nossa vida esta presença amorosa, que se dá a nós pela eucaristia, meditando em silêncio: “Ficai conosco Senhor!”

(Breve pausa para adoração pessoal.)

 

Pai Nosso – Ave Maria – Glória ao Pai

 

Ministro: Graças e louvores seja dados a todo momento. Todos: Ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento (3X).

 

Animador: Encerremos nossa adoração pedindo as bênçãos de Jesus Sacramentado para todas as famílias. Enquanto guardamos a Hóstia Consagrada cantemos:

 

CANTO PARA REPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO

 

INVOCAÇÃO DA BÊNÇÃO:

Ministro: O senhor esteja convosco.

TODOS: Amém.

Ministro: Por intercessão de nossa Senhora do Rosário, Que desça sobre nós a bênção de Deus de amor: (persignando-se): Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

CANTO DE ENCERRAMENTO (PAZ)

Não é permitido aos Ministros Leigos dar a bênção com o Santíssimo.

 

ÁREA MISSIONÁRIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO – MÊS NOVEMBRO/2016

“O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre. (Jo 8,35)”      

 

1° MOMENTO: ACOLHER E SER ACOLHIDO

 

Animador: Sejam bem-vindos para este momento de oração e adoração. Neste mês queremos rezar pelas nossas famílias, colocando diante de nosso amado Jesus Eucarístico as famílias do mundo inteiro   em especial cada família que se faz presente nesta adoração. Iniciemos cantando Iniciemos nossa adoração cantando:

 

CANTO DE ACOLHIMENTO

 

Ministro: Bem-vindos à nossa Adoração, neste dia especial, em que celebramos o amor infinito de Deus por nós. Aqui nos reunimos em nome de Deus que é amor. Cantemos a Santíssima Trindade:

TODOS: Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui...

 

Ministro: O Deus da vida que nos convoca a sermos Igreja missionária, aberta ao mundo para realizar o seu Plano de Salvação esteja sempre convosco!

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

 

MERGULHANDO NA MISERICÓRDIA

 

Ministro: Peçamos perdão a Deus pelas tantas vezes que não fomos testemunhas de seu Amor em meio aos nossos familiares. Pelas 0tantas vezes que não vivemos à fidelidade aos seus mandamentos dentro de nosso lar (Momento de silêncio). Cantemos:

 

CANTO PENITENCIAL

 

1. Senhor, tende piedade e perdoai a nossa culpa, e perdoai a nossa culpa:

R: porque nós somos vosso povo que vem pedir Vosso perdão.

2. Cristo, tende piedade e perdoai a nossa culpa, e perdoai a nossa culpa:

3. Senhor, tende piedade e perdoai a nossa culpa, e perdoai a nossa culpa:

 

OFERECIMENTO DO DIA

 

Animador - Estamos, hoje aqui aos vossos pés, Senhor, para oferecermos toda a nossa vida e de nossa família. Que o Senhor nos conduza de acordo com a vossa vontade. Queremos hoje louvar-Vos e adorar-Vos porque só vós sois o nosso Deus, o único Deus e somos seus filhos. Apresentemos ao nosso adorado Jesus tudo aquilo que trazemos em nosso coração. Todos os nossos desejos e anseios.

(cada um possa expressar seus pedidos de oração a Jesus Sacramentado)

 

Ministro: Oremos: Ó Deus, que desejais a salvação de todos que cheguem ao conhecimento da verdade, fortalecei a esperança de todos que em vós confia. E fazei que o vosso povo, reunido pela Palavra da Vida e sustentado pela força dos sacramentos, possa caminhar com alegria na estrada  da  salvação  e  do  amor.  Por Cristo nosso Senhor.

Todos: Amém.

 

2° MOMENTO: FALA SENHOR, TEU SERVO ESCUTA

 

 Animador: Que a palavra viva de Deus, faça que a aceitemos sem medo e aceitemos ser abrasados por ela. Aclamemos a palavra de Deus que vem nos alimentar:

 

CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Ministro: O Senhor esteja convosco!

Todos: Ele está no meio de nós.

Ministro: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo... (evangelho do dia) Todos: Glória a vós Senhor.

 

PARTILHA (O que diz o texto? O que diz o texto para mim? Como aplica-lo em minha vida?)

 

SILÊNCIO PARA INTERIORIZAÇÃO

 

Presidente: Em silêncio, deixemos que a Palavra ressoe em nosso coração. (Momento de silêncio para reflexão da palavra).

 

Animador: que a palavra de Deus que acabamos de acolher em nossos corações renove as nossas vidas.

 

3° MOMENTO: TE ADORAMOS EM ESPÍRITO E EM VERDADE

 

Animador: O nosso coração se alegra, pois, nossos olhos podem contemplar Jesus eucarístico que se mostra por amor a todos nós. Adoremos em Espírito e verdade. Cantando vamos acolher Jesus Sacramentado: (Exposição do Santíssimo)

 

Jesus está aqui. Aleluia! Tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o amanhã que se levanta. Tão certo quanto eu te falo e tu podes me ouvir (2 X).

 

Ministro: Adoremos o Jesus eucarístico, aqui presente diante de nós. Com a comunhão espiritual, manifestemos a Jesus, o grande desejo de recebê-Lo em nosso coração.

Ministro: Graças e louvores seja dados a todo momento. Todos: Ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento (3X).

 

Ministro: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Todos: Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

 

Todos: Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam (3X)

 

(Faz-se alguns minutos de silêncio)

 

CANTO DE ADORAÇÃO

 

PRECES DA ASSEMBLEIA

 

Ministro: Coração misericordioso de Jesus, ajude-nos a entender melhor as nossas fraquezas e as fraquezas de todos os que estão próximos de nós, para não cairmos na tentação do julgamento precipitado!

Todos: Jesus, manso e humilde de Coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

 

Leitor: Coração misericordioso de Jesus, dê-nos força e coragem para assumir a missão em família, buscando superar todas as dificuldades, pela sua graça e confiantes em sua bondade.

Todos: Jesus, manso e humilde de Coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

 

Leitor: Coração misericordioso de Jesus, alarga nossos corações para que nossas famílias sejam sempre mais fiéis à missão de dar testemunho de seu Amor ao mundo e todos povos do mundo inteiro, para que Deus os assista na realização do seu desenvolvimento, e faça nascer no coração dos governantes um grande desejo de paz, oremos ao Senhor.

Todos: Jesus, manso e humilde de Coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

 

Leitor: Coração misericordioso de Jesus, coloca em nossas famílias a coragem necessária para nunca desistirem de praticarem a caridade e a misericórdia.

Todos: Jesus, manso e humilde de Coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

 

Ministro: Cada um, com os olhos e o coração fixos em Jesus Caminho, Verdade e Vida, presente no Santíssimo Sacramento, adore, em silêncio, o nosso Deus. Deixemos ressoar em nós a bondade de Deus, meditando interiormente: Criai em mim um coração que seja puro; dai-me de novo um espírito decidido.

(Sl 50)

 

(Breve pausa, silenciosa, para adoração pessoal)

 

 

Ministro: Cantemos:

 

Que nenhuma família comece em qualquer de repente. Que nenhuma família termine por falta de amor. Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente. E que nada no mundo separe um casal sonhador.

 

Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte. Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois. Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte.

Que eles vivam do ontem, no hoje em função de um depois.

 

Que a família comece e termine sabendo onde vai. E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai. Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor. E que os filhos conheçam a força que brota do amor.

 

Abençoa Senhor as famílias, AMÉM!

Abençoa Senhor, a minha também!

Abençoa Senhor as famílias, AMÉM!

Abençoa Senhor, a minha também!

 

Que marido e mulher tenham força de amar sem medida. Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão. Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida. Que a família celebre a partilha do abraço e do pão.

 

Que marido e mulher não se traiam nem traiam seus filhos. Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois. Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho. Seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois.

 

Que a família comece e termine sabendo onde vai. E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai. Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor. E que os filhos conheçam a força que brota do amor

 

 

Ministro: Agradeçamos ao Senhor por todos os dons que recebemos, pelas nossas famílias e comunidades e, principalmente, por Ele se fazer ainda mais próximo de nós, pelo mistério do Santíssimo Sacramento.

Todos: Nós te pedimos Senhor: coloque em nossa voz, palavras de gratidão e de louvor, por tudo o que o Senhor tem feito em nossas vidas e na vida de nossas famílias. Queremos louvar, Senhor, principalmente pela tua presença amorosa na vida de nossos filhos e filhas.

 

Ministro: Cantemos:

1. Senhor eu sei que é teu este lugar todos querem te Adorar, toma tu a direção. Sim ó vem ó Santo Espírito os espaços preencher reverência a tua voz vamos fazer.

 

Podes reinar Senhor Jesus ó sim o teu poder teu povo sentirá. Que bom Senhor, saber que estás presente aqui, reina Senhor neste lugar. (bis)

 

2. Visita cada irmão ó meu Senhor. Dá-lhes paz interior e razões pra te louvar. Desfaz toda tristeza, incerteza e o desamor. Glorifica o teu nome ó meu Senhor.

 

Ministro: Cada um, com os olhos e o coração fixos em Jesus Caminho, Verdade e Vida, presente no Santíssimo Sacramento, adore, em silêncio, o nosso Deus. Acolhamos em nossa vida esta presença amorosa, que se dá a nós pela eucaristia, meditando em silêncio: “Ficai conosco Senhor!”

(Breve pausa para adoração pessoal.)

 

RITO DE CONCLUSÃO

 

Ministro: Façamos nossa oração diante do Senhor.

Todos: Ó Deus, que cuidas de todos com carinho de Pai, e lhe destes a mesma origem, concedei-lhes formarem, na paz, uma só família, amando-se uns aos outros como irmãos e irmãs. Por nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, na unidade do Espírito

Santo. Amém.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória ao Pai

 

Ministro: Graças e louvores seja dados a todo momento. Todos: Ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento (3X).

 

Animador: Encerremos nossa adoração pedindo as bênçãos de Jesus Sacramentado para todas as famílias. Enquanto guardamos a Hóstia Consagrada cantemos:

 

CANTO PARA REPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO

 

INVOCAÇÃO DA BÊNÇÃO:

Ministro: O senhor esteja convosco.

TODOS: Amém.

Ministro: Por intercessão de nossa Senhora do Rosário, Que desça sobre nós a bênção de Deus de amor: (persignando-se): Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

CANTO DE ENCERRAMENTO (PAZ)

Não é permitido aos Ministros Leigos dar a bênção com o Santíssimo.

                           

 

ÁREA MISSIONÁRIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO – MÊS OUTUBRO/2016

 

 “A quem enviar...irás (Jr 1,7)”  

 

 

 

1° MOMENTO: ACOLHER E SER ACOLHIDO

 

Animador: outubro é o Mês das Missões, um período de intensificação das iniciativas de animação e cooperação missionária em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, penúltimo domingo de outubro (este ano dias 22 e 23). “Cuidar da Casa Comum é nossa missão”. Este é o tema escolhido para a Campanha Missionária em 2016. O lema é extraído da narrativa da criação no livro do Gênesis: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31). O projeto do Criador é maravilhoso, mas encontra-se ameaçado! A preocupação pela ecologia parte de dois gritos: o grito dos pobres que mais sofrem, e o grito da Terra que geme pela exploração. Queremos fazer do cuidado do planeta a nossa missão até os confins do mundo. Diante da crise socioambiental, nem todos temos de ser especialistas e saber tudo, mas temos o dever de mudar nossos hábitos e apoiar ações práticas. Permita Deus que, ao concluirmos este Ano da Misericórdia, estejamos mais fortalecidos, vivendo a alegria de ser missionário, renovando o nosso testemunho para ir ao encontro do outro com mais amor e esperança.

 

CANTO DE ACOLHIMENTO

 

Ministro: E nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ministro: O Deus da vida que nos convoca a sermos Igreja missionária, aberta ao mundo para realizar o seu Plano de Salvação esteja sempre convosco!

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

 

Ministro: Deus que nos reuniu para esta hora de Adoração e Louvor, Dê-nos a capacidade de rezar como convém. Sozinhos somos incapazes. Avivemos nossa fé neste mistério: a presença Real de Jesus na aparência do Pão. Parece, mas na realidade é o Corpo, o Sangue a Alma e a Divindade de Jesus. Invoquemos o Espírito Santo para que a nossa Hora Santa seja agradável a Deus e se transforme em um encontro amoroso com nosso Deus e Senhor.

 

CANTO DE INVOCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

 

OFERECIMENTO DO DIA

Animador - Deus, nosso Pai, nos te oferecemos todo dia de hoje: nossas orações e obras, nossos pensamentos e palavras, nossas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o coração de teu Filho, Jesus, que continua a oferecer-se na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo que, que guiou a Jesus, seja nosso guia e nosso amparo neste dia para que possamos ser testemunhas do teu amor. Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezamos especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês missionário.

 

Ministro: Oremos: Ó Deus, que desejais a salvação de todos que cheguem ao conhecimento da verdade, vede a extensão da vossa messe e enviai operários, para que o Evangelho seja anunciado a toda criatura. E fazei que o vosso povo, reunido pela Palavra da Vida e sustentado pela força dos  sacramentos,  possa caminhar  com  alegria  na  estrada  da  salvação  e  do  amor.  Por Cristo nosso Senhor. Amém.

 

2° MOMENTO: FALA SENHOR, TEU SERVO ESCUTA

 

 Animador: Vamos acolher a palavra de Deus para escutarmos com o ouvido de discípulos e saber saboreá-la para louvar, servir e agradecer. Escutemos com atenção a Palavra de Deus.

 

CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Ministro: O Senhor esteja convosco!

Todos: Ele está no meio de nós.

Ministro: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo... (evangelho do dia) Todos: Glória a vós Senhor.

 

PARTILHA (O que diz o texto? O que diz o texto para mim? Como aplica-lo em minha vida?)

 

SILÊNCIO PARA INTERIORIZAÇÃO

 

Presidente: Em silêncio, deixemos que a Palavra ressoe em nosso coração.

 

Animador: que a palavra de Deus que acabamos de acolher em nossos corações renove as nossas vidas.

 

CANTO: EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA

 

Eu vim para que todos tenham vida

Que todos tenham vida plenamente.

 

Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor.

Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão.

Onde está o teu irmão, Eu estou presente nele.

 

Eu vim para que todos tenham vida

Que todos tenham vida plenamente.

 

PRECES DA ASSEMBLEIA

 

Presidente: Certos do amor de Deus para conosco, apresentemos ao Pai nossas preces.

 

Leitor: Olhai e protegei, Senhor, a Igreja espalhada em todo o mundo. Conservai-a na unidade com o nosso Papa Francisco. Pedimos particularmente pela Igreja no Brasil, para que a Campanha Missionária desperte maior ardor pela Missão além-fronteiras entre todos os povos do mundo.

Todos: Escutai-nos Senhor.

 

Leitor: Obrigado Senhor pela caminhada de aprofundamento da fé realizada pela Igreja ao longo deste ano. Que cada batizado renove o compromisso de anunciar o dom da fé até os confins da Terra.

Todos: Escutai-nos Senhor.

 

Leitor: Olhai e fecundai, Senhor, a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária que celebra 170 anos de fundação no mundo e, no Brasil, o seu ano jubilar. Fazei com que o seu trabalho desperte a consciência missionária nas crianças e nas comunidades cristãs.

Todos: Escutai-nos Senhor.

 

Leitor: acompanhai e abençoai em particular, ó Pai, a juventude, para que tenha a coragem de se abrir ao vosso plano de salvação e assim vos seguir na construção do vosso Reino de justiça e de paz.

Todos: Escutai-nos Senhor.

 

Leitor: Comprometidos com a Palavra de Deus que nos convoca, rezemos a Oração Missionária deste ano: “Pai de misericórdia, que criaste o mundo e o confiaste aos seres humanos. Guia-nos com teu Espírito para que, como Igreja missionária de Jesus, cuidemos da Casa Comum com responsabilidade. Maria, Mãe Protetora, inspira-nos nessa missão. Amém.”

 

 

3° MOMENTO: TE ADORAMOS EM ESPÍRITO E EM VERDADE

 

Animador: O nosso coração se alegra, pois, nossos olhos podem contemplar Jesus eucarístico que se mostra por amor a todos nós. Adoremos em Espírito e verdade.

 

CANTO DE ADORAÇÃO (Exposição do Santíssimo)

 

Ministro: Estamos diante da Eucaristia, pão vivo, alimento, força libertadora, luz para o nosso caminho. Queremos assumir com fé, com amor e com coragem nosso compromisso de adorar o Senhor em espírito e verdade. Louvemos   a   Deus   especialmente   pelos   nossos missionários e missionárias.

Ministro: Graças e louvores seja dados a todo momento.

                 Ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento (3X)

 

Todos: Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam (3X)

 

(Após a exposição do Santíssimo faz-se alguns minutos de silêncio)

 

CANTO DE ADORAÇÃO

 

Animador: Rezemos pelas missões e pelos missionários que trabalham nos cinco continentes. Depois de cada invocação, cantemos:

Refrão: Envia teu Espírito, Senhor; e renova a face da Terra.

 

Leitor: Senhor, sustenta no difícil caminho da encarnação os missionários que trabalham na África, continente rico de valores, mas oprimido pela exploração e guerras.

Refrão: Envia teu Espírito, Senhor; e renova a face da Terra.

 

Leitor: Rezemos pela América terra de muito entusiasmo e de grandes ideais. Que seu grito por justiça e libertação não se cale diante do poder opressor.

Refrão: Envia teu Espírito, Senhor; e renova a face da Terra.

 

Leitor: Rezemos pela Ásia, terra das grandes religiões. Que nunca acabe nela a sede pelo Absoluto. Suscitai nos missionários que lá evangelizam um forte amor ao diálogo. Que eles consigam caminhar juntos na descoberta do Deus verdadeiro e na construção de seu Reino.

Refrão: Envia teu Espírito, Senhor; e renova a face da Terra.

 

Leitor: Rezemos pela Oceania, terra de muitas ilhas, de muitos povos, de belezas e de encantos. Que a Boa Nova semeada pelos missionários produza frutos de fraternidade e paz.

Refrão: Envia teu Espírito, Senhor; e renova a face da Terra.

 

Leitor: Rezemos pela Europa e pela América  do  Norte, para que  não  esqueçam  os  valores  espirituais  e  continuem a  grande  missão  de  evangelizar  e  de  ajudar  os  continentes ainda carentes de pão e de Evangelho.

Refrão: Envia teu Espírito, Senhor; e renova a face da Terra.

 

Animador: Cantemos juntos, com os corações agradecidos e robustecidos na fé.

 

CANTO DE ADORAÇÃO

 

Ministro: Unidos à humanidade toda rezemos a oração que Jesus nos ensinou: Pai nosso, que estais no Céu. Santificado...

Rezemos ao primeiro sacrário de Jesus: Ave maria...

 

Ministro: Jesus, vindo do Pai, se tornou o primeiro missionário, e nos enviou a pregar o Evangelho a toda criatura. Renova-nos Senhor pela tua bênção para que cumpramos esse mandato que nos faz sair de nós mesmos para ir ao encontro do jovem, do adolescente, da criança, do adulto, do idoso, da humanidade toda, sedenta do teu amor. Por Cristo, Nosso Senhor. Todos: Amém

 

RITO DE CONCLUSÃO

 

Min.: Graças e louvores seja dado a todo momento.

        Ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento (3X)

 

Ministro: Nossa Senhor da Eucaristia.

Todos: Rogai por nós

 

Mininistro: Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo.

Todos: Para sempre seja louvado!

 

Animador: Despedimo-nos de Jesus eucarístico, renovando o nosso compromisso de estar com ele na próxima oportunidade.

Todos: Com as graças e o querer de Deus! 

 

Animador: Enquanto o ministro retira o santíssimo, cantemos alegremente:

 

CANTO PARA REPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO

 

Invocação da bênção:

 

Ministro: O senhor esteja convosco.

TODOS: Amém.

Ministro: Por intercessão de nossa Senhora do Rosário, Que desça sobre nós a bênção de Deus de amor: (persignando-se): Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

CANTO DE ENCERRAMENTO (PAZ)

Não é permitido aos Ministros Leigos dar a bênção com o Santíssimo.

ÁREA MISSIONÁRIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO – MÊS SETEMBRO/2016

“A eucaristia é o remédio da imortalidade, o antídoto contra a morte” (Santo Inácio de Antioquia).

 

 

1° MOMENTO: ACOLHER E SER ACOLHIDO

 

Animador: Caríssimos irmãos e irmãs, preparemos nosso coração e nosso espírito para este momento especial de encontro pessoal com Jesus Nosso Senhor presente na Sagrada Eucaristia.  No mês de setembro a Igreja dedica uma atenção especial a Sagrada Escritura, porque neste mês, mais precisamente no dia 30, celebra-se a memória de São Jerônimo que viveu de 347 a 419. Seus últimos 30 anos de vida, viveu em Belém, numa gruta ao lado onde Jesus nasceu e ali dedicou-se ao estudo da Bíblia e fez a tradução da língua original Hebraica, Aramaica e Grega para o Latim, tornando-a conhecida no mundo todo. Façamos da palavra de Deus o alimento espiritual para nossa caminhada. Iniciemos esse momento de adoração e nos coloquemos na presença do Senhor.

 

CANTO DE ACOLHIMENTO

 

Min.: E nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Min.: Queremos te seguir, Senhor, e sermos iluminadas e alimentados pela tua palavra. E a Igreja mais uma vez nos convida, em modo especial neste mês da Bíblia, a colocar no centro de nossa vida cristã e religiosa a Palavra de Deus.

Invoquemos o Espírito Santo, para que nosso coração seja um terreno fértil a produzir furtos com a palavra de Deus.

 

CANTO DE INVOCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

 

Animador: A Bíblia contém tudo aquilo que Deus quis nos comunicar em relação a nossa salvação. Jesus é o centro e o coração da Bíblia. Em Jesus se cumprem todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o Povo de Deus.

 

Min.: Que a Palavra de Deus seja cada vez mais o coração de toda a atividade eclesial; * Que a Escritura seja lida e interpretada com os métodos oferecidos pela ciência, porém à luz da fé, vivida e celebrada na Igreja, para encontrar a Palavra de Deus, Jesus Cristo.

Todos (Refrão): A vossa Palavra, Senhor, é sinal de interesse por nós! (2x).

 

Min.: Que se viva e pratique a escuta e o serviço da Palavra de Deus na vida cotidiana da Igreja para ajudar os fiéis e toda a humanidade a encontrar a Deus através de Jesus Cristo, e assim fazer florescer uma nova humanidade.

Todos (Refrão): A vossa Palavra, Senhor, é sinal de interesse por nós! (2x).

 

MOMENTO DE SILÊNCIO PARA INTERIORIZAÇÃO

 

Animador: Ao concluirmos este primeiro momento de nossa adoração, agradecemos profundamente ao Senhor este itinerário espiritual e evangelizador. Fixemos nosso olhar n’Ele, no pão consagrador, e meditemos, pois acolher tem o sabor da Eucaristia. (BREVE SILÊNCIO)

 

2° MOMENTO: FALA SENHOR, TEU SERVO ESCUTA

 

Animador: Vamos acolher a palavra de Deus para escutarmos com o ouvido de discípulos e saber saboreá-la para louvar, servir e agradecer. Ouçamos o Evangelho.

 

CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

 

Min.: O Senhor esteja convosco! Todos: Ele está no meio de nós.

Min.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo... (evangelho do dia) Todos: Glória a vós Senhor.

 

SILÊNCIO PARA INTERIORIZAÇÃO

  • O que diz o texto? O que diz o texto para mim? Como aplica-lo em minha vida?

 

Animador: que a palavra de Deus que acabamos de acolher em nossos corações renove as nossas vidas.

 

CANTO: EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA

 

Eu vim para que todos tenham vida Que todos tenham vida plenamente.

 

Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor.

Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão.

Onde está o teu irmão, Eu estou presente nele.

 

Eu vim para que todos tenham vida Que todos tenham vida plenamente.

 

3° MOMENTO: TE ADORAMOS EM ESPÍRITO E EM VERDADE

 

Animador: O nosso coração se alegra, pois, nossos olhos podem contemplar Jesus eucarístico que se mostra por amor a todos nós. Adoremos em Espírito e verdade.

 

CANTO DE ADORAÇÃO

 

Animador: Estamos diante da Eucaristia, pão vivo, alimento, força libertadora, luz para o nosso caminho. Queremos assumir com fé, com amor e com coragem nosso compromisso de adorar o Senhor em espírito e verdade.

Min.: Graças e louvores seja dados a todo momento.

           Ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento (3X)

 

Todos: Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam (3X)

 

(Após a exposição do Santíssimo faz-se alguns minutos de

silêncio)

 

CANTO DE ADORAÇÃO

 

Animador: A chave para descobrir a Palavra de Deus na vida é esta: "alimentar em nós os mesmos sentimentos que animavam Jesus" (Fil 2,5); buscar uma profunda experiência de Deus e, ao mesmo tempo, como Jesus e como Servo, estar muito próximo do povo, sempre atentos aos problemas das pessoas pobres, desanimadas, abandonadas, doentes, marginalizadas ou de qualquer modo sofredoras.

 

LEITOR_01: São Luís Guanella aprendeu a ser sensível, misericordioso, bondoso, solidário em relação a todo tipo de pobre, exatamente porque meditou e contemplou em profundidade a Palavra de Deus e alimentou em si os mesmos sentimentos de Cristo. Confiança na Providência, Competência, Transparência, Espírito de Família, Inovação Criativa, Valorização Integral do Ser Humano, Caridade Solidária...

Todos (cantando): é impossível não crer em ti. é impossível não te encontrar. é impossível não fazer de ti meu ideal. (2x)

 

LEITOR_02: Ninguém vive sem a Palavra e ninguém caminha sem o CORPO do Senhor. Na celebração da Eucaristia temos as duas mesas postas, uma após outra; uma em preparação à outra; as duas em perfeita harmonia para nos fazer discípulos-missionários do Reino trazido e implantado por Vós. Uma não é mais importante que a outra e ambas merecem todo o nosso respeito e nossa atenção, enquanto tornam presente o único DEUS a quem adoramos e queremos servir e seguir.

Todos (cantando): é impossível não crer em ti. é impossível não te encontrar. é impossível não fazer de ti meu ideal. (2x)

 

MINISTRO: Alimentemo-nos, pois, da PALAVRA/CARNE, meditando e contemplando as passagens que indicamos a seguir. Façamos isto intercalando breves momentos de silêncio orante:

 

LEITOR_01: “A Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus” (Jo 1, 1)  

- SILÊNCIO -

LEITOR_02: “Tudo foi feito por meio dela, e, de tudo o que existe, nada foi feito sem ela.” (Jo 1, 2)

- SILÊNCIO -

LEITOR_01: “Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens.” (Jo 1, 4)

- SILÊNCIO -

LEITOR_02: “Como crianças recém- nascidas , desejem o leite puro da Palavra, a fim de que vocês, com esse leite, cresçam para a salvação, pois já provaram que o Senhor é bom.” (I Pd 2, 2-3)

- SILÊNCIO -

LEITOR_02: “Por outro lado, o amor de Deus se realiza de fato em quem observa a Palavra de Deus.” (I Jo 2, 5)

 

Animador: Cantemos juntos, com os corações agradecidos e robustecidos na fé.

 

CANTO

Obrigado senhor porque És meu amigo

Por que sempre comigo tu estás a falar,

No perfume das flores, na harmonia das cores

E no mar que murmura, o teu nome a rezar

O teu nome a rezar

Escondido tu estas, Jesus,

No verde das florestas, Jesus,

Nas aves em festa, Jesus,

No sol a brilhar, no sol a brilhar

Na sombra que abriga

Na brisa amiga

Na fonte que corre ligeira a cantar,

ligeira a cantar

 

Animador: Nossa inteligência acaba de alimentar nossa fé e vice-versa. Vamos então nos aproximar de Jesus agradecendo a Ele por esse momento tão sublime na sua presença.

 

Min.: Rezemos a oração que o amado de nossa alma nos ensinou: Pai nosso, que estais no Céu. Santificado... Rezemos ao primeiro sacrário de Jesus: Ave maria...

 

RITO DE CONCLUSÃO

Min.: Graças e louvores seja dado a todo momento.

           Ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento (3X)

 

Min.: Nossa Senhor da Eucaristia.

Todos: Rogai por 

 

Min.: Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo.

Todos: Para sempre seja louvado!

 

Animador: Despedimo-nos de Jesus eucarístico, renovando o nosso compromisso de estar com ele na próxima oportunidade.

Todos: Com as graças e o querer de Deus! 

 

Animador: Enquanto o ministro retira o santíssimo, cantemos alegremente:

 

CANTO PARA REPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO

 

Invocação da bênção:

 

MIN.: O senhor esteja convosco. TODOS: Amém MIN.: Por intercessão de nossa Senhora do Rosário, Que desça sobre nós a bênção de Deus de amor: (persignando-se): Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

CANTO DE ENCERRAMENTO (PAZ)

Não é permitido aos Ministros Leigos dar a bênção com o Santíssimo.

Contato

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode