OBJETOS LITURGICOS

 

ALFAIAS: Chamam-se  alfaias, os pequenos panos e objetos encapados com tecido que se usa junto aos vasos sagrados:
· Corporal;
· Pala;
· Sanguineo;
· Manust
érgio;
· Véu do Cálice;
· Bolsa do Corporal.

 

AMBULA, CIBÓRIO OU PIXEDE: Vaso sagrado semelhante ao cálice. Possui copa mais larga e tampa. Porta o santíssimo corpo de Nosso Senhor para a comunhão dos fiéis. Quando tampada, exceto se conter apenas partículas que ainda não foram consagradas, leva sobre si o véu o cibório.
ASPRSÓRIO ou HISSOPO: Objeto usado para aspergir a assembléia ou um objeto com água benta.

 

BOLSA DO CORPORAL / BURÇA - Bolsa formada por duas partes rígidas encapadas e unidas por tecido. Usada para portar o corporal e colocada sobre o véu do cálice. Sua cor varia com a do tempo

CALDEIRA /CALDERINHA - Vaso litúrgico próprio para água benta.

CÁLICE: O mais digno dos vasos sagrados. É usado para portar o preciosíssimo sague.

CARRILHÃO - Cojunto de sinos, geralmente pequenos, unidos que tocam juntos. Geralmente é usado como campainha durante a consagração.

CARTIÇAL - Usado para portar as velas, durante a liturgia permanece sobre o altar em número de dois, quatro, seis ou, se missa do bispo, sete. Também é levado nas procissões

 

CÍRIO PASCAL: Círio pascal é a vela abençoada e marcada com símbolos próprios que se acende com fogo santo na vigília pascal. Entre os símbolos, encontra-se a cruz, as letras alfa e ômega e os cravos (cinco pequenos pregos enfeitados com cera com que se marca a cruz do círio pascal, em memória das cinco chagas de Nosso Senhor mostrou aos discípulos depois de ressucitado).
CONOPÉU: Véu que cobre a porta do sacrário. Varia segundo a cor do tempo.

CORPORAL: Pano quadrangular de linho com uma cruz no centro; sobre ele é colocado o cálice, a patena e a âmbula para a consagração. E dobrado três vezes na vertical e três na horizontal.

CRUCIFIXO - Crucifixo é a imagem na qual está representado Nosso Senhor crucificado. Na liturgia, deve-se tê-lo sempre junto do altar.
GALHETAS: Vasos que portam a água e o vinho. O vinho com uma gota d’água só vai para o cálice quando da preparação do altar.

LAVABO: Conjunto de bacia e jarro com que o sacerdote lava as mãos ao fim do ofertório. O acompanha uma alfaia: o manustérgio.
MANUSTÉRGIO: Pequena toalha usada junto do lavabo, com a qual o sacerdote enxuga as mãos depois de ar ter lavado
MATRACA: Objeto de maneira de produz um som menos estridente que os sinos e carrilhões e os substituem durate a quaresma, ou parte dela.
NAVETA: Vaso em forma de nave, de onde vem seu nome, que porta o incenso a ser colocado no turíbulo.
OSTENSÓRIO: so sagrado usado para expor à Adoração Solene o Santíssimo Sacramento. Geralmente é munido de luneta.

PALA: Objeto rígido, encapado com tecido utilizado para cobrir o cálice. Geralmente de forma quadrangular e bordadas.

PÁLIO: Objeto constituído de um tecido decorado, sob o qual se transporta o Ssmo de forma sonele.
PATENA: Prato onde são colocadas as hóstias para a consagração.

SANGUÍNEO: Pequeno pano utilizado para o celebrante enxugar a boca, os dedos e o interior do cálice, após a consagração.
TECA: Pequeno vaso sagrado com tampa, usado para guardar hóstias consagradas no sacrário e, mormente, levá-las como viático aos enfermos.
TURÍBULO: O vaso sagrado, munido de uma parte inferior, onde se colocamas brasas incandescentes e se queima o incenso; uma parte intermédia móvel, chamada opérculo, e uma parte superior onde se predem as correstes de sustentação e a que suspende o opérculo
UMBELA: Objeto em formato de guarda-chuva, usado para transportar o santíssimo sacramento de forma menos solene que o pálio. É usada ainda como insígnia das basílicas, nesse segundo caso, possui partes vermelhas e douradas que se alternam
VÉU DO CIBÓRIO: Véu, sempre de cor branca, que cobre o cibório quando este porta óstias consagradas.
VÉU DO CÁLICE: Véu do Cálice é um véu que cobre o cálice com o sanguineo, a pala e a patena. Seu cor varia de acordo com a do tempo. Sobre ele vai a bolsa do corporal com o corporal dentro.

 

Contato

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode