Prática do jejum (Caroline)

29/09/2012 23:08

  1. Como iniciar o jejum:

A igreja nos convida a jejuar dos 21 aos 60 anos. Não é bom fazer jejum as pessoas obrigadas a trabalhos pesados ou nos quais, por algum motivo, a ausência do alimento pode por em risco sua própria vida e a dos outros.

O jejum exige liberdade e, ao mesmo tempo certa discrição . Podemos iniciar com pequenosjejuns meio dia, um dia, mais dias, sabendo discernir nossas motivações e nossas características pessoais.

 

Passos para seguir antes de jejuar: sentir  a necessidade de fazer o jejum quer como pratica religiosa ou  como medida de saúde, eliminar coisas supérfluas, sejam elas de caráter pessoal ou comunitário,não querer impor que todos jejuem, mas saber respeitar cada pessoa segundo a capacidade e moções do Espírito Santo, nunca deixar de tomar água a vontade pois ela é extremamente necessária para o organismo e não se incomodar com as leve dores de cabeça e tonturas, evite dirigir durante o jejum,  faça as atividades normal do seu dia a dia quando tiver jejuando, evite trabalhos demasiadamente desgastantes, para um jejum prolongado de mais de 3 dias procure orientação medica se você estar em condições ou não de fazer, o jejum estar relacionado a não comer de modo que tenha mais força e coragem para alimentar o espírito com mentalidades ou atitudes que afastam do projeto do evangelho.

 

  1. Novas formas de Jejum:

Jejumé evitar tudo que prejudica , seja para ajuda os outros ou seja em benefício próprio parachegar a uma liberdade interior sempre maior. O equilíbrio emocional , o autodomínio, é sinal de um longo caminho , mas exige de nós. Como:

Evitar o fumo, pode ser uma ótima forma de jejum; deixar de ingerir bebida alcoólica ou refrigeranteem determinados dias da semana, renunciar algo que gostamos muito, saber escolher os programas de televisão, radio, e diversão que nos ajudem a elevar o espírito e despertem os sentimentos mais nobres de nosso coração, ler livros que nos ajudem na autoformação e nos comprometam a ser cada vez mais igreja,evitar qualquer dependência que nos torne escravos, álcool , drogas , sexo, comida, vida burguesia, praticar o jejum da ganância, do lucro fácil, do querer tudo,praticar o jejum da língua que leva a fofoca, briga, intriga, praticar o jejum dos meios de comunicação, da informática, ter coragem de rejeitar opiniõesque a igreja não considera corretas( aborto), praticaro jejum do orgulho, inveja, ciúme,praticar enfim de toda a forma de violênciae egoísmo que prejudicam o crescimento de milhares de pessoas .

Descubra você mesmo quais são asnovas formas de jejumque Deus lhe pede, sem de esquecer que o do alimento será sempre válido para vencer os instintos que tentam nos destruir.

  1. Quando Jejuar?

Devemos jejuar todas as vezesque sentirmos a necessidade de nos privar de algo, a fim de entrar num período mais intenso de oração e comunhão com Deus .

 

4 .Como jejuar?

O jejum não deve sertido como masoquismo, nem tampouco como um desrespeito pela vida. Também não deve ser confundido com a doença chamada ABULIA , rejeição de comida.

O jejum deve ser equilibrado, sadio, austero, mas sem prejuízos a saúde.

 

Questionário:

 

  1. Como devo iniciar o jejum?
  2. Cite  5 passos para iniciar o jejum:
  3. Cite 3 formas de jejum que você pratica:
  4. Como  e quando devo jejuar?

Voltar

Contato

© 2012 Todos os direitos reservados.