Sinal da Cruz

18/08/2012 18:27


A. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. (Usando a mão direita, encosta-se a ponta do indicador na testa, depois no peito, na extremidade esquerda do ombro e em seguida na extremidade direita do ombro).
 


B. Costuma-se confundir o significado desta segunda forma com uma saudação religiosa oriental, que faz alusão à mente, às palavras e ao sentimento. Na verdade, as cruzes sobre a testa, boca e coração, por si já são bastante eloqüentes no catolicismo, não admitindo-se outras expressões, que não a fórmula litúrgica correta, que assim deve ser pronunciada: " Pelo sinal da santa cruz , livrai-nos, Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos". (Usando a mão direita, com o polegar - ou junção deste com o indicador e dedo médio, faz-se uma pequena cruz na testa, outra nos lábios e outra no peito). Mais propriamente, denominamos este sinal: Benzer-se ou persignar-se.

OBS: Embora seja comum distinguir-se a primeira forma como "benzer-se" e a segunda "persignar-se", existe ainda uma terceira locução: "santigar-se". Por serem expressões sinônimas entre si, é correto aplicá-las em ambas as formas do Sinal da Cruz, sem fazer a aludida distinção.