DESCONTRAÇÃO

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UMA PEÇA A MAIS

 

OBJETIVO: Ajudar a descontrair o grupo durante uma reunião mais comprida

MATERIAL: Um voluntário e um cobertor

PROCEDIMENTO: O coordenador solicitar ao voluntário que se retire da sala e explica a brincadeira para todo grupo. O voluntário volta para a sala, é coberto cm o cbertor e o coordenador vai orientando o voluntário:

"Fulano, você tem uma peça de roupa a mais, você deve tirá-la e jogar fora ..."

A cada peça que ele tira, o coordenador solicita ao grup que diga se é ou não a peça que está sobrando. O jogador vai seguindo até que o voluntário descubra qual a peça que está sobrando (o cobertor)

Deve-se ter o cuidado de parar a brincadeira antes que o voluntário fique sem roupa, para não criar constrangimento para ele nem para o grupo.

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A DANÇA ENGRAÇADA

 

Objetivos: Para Jovens e Adolescentes se descontraírem.

 

Materiais: Uma sala ampla; músicas (gravar trechos de músicas de vários estilos, para tornar o jogo mais diversificado e mais dinâmico. Selecione forró, valsa, pagode, música romântica, etc).

 

Como Fazer:

1. Coloque o grupo à vontade;

2. Pedir para se posicionarem em duplas, um de costas para o outro;

3. Peça para que cada dupla escolha um líder que dará início ao jogo;

4. Coloque uma música de ritmos mistos e peça-lhes que, com as costas tocando as costas do colega, iniciem uma divertida dança. A pessoa que lidera executará os passos da dança e a outra procurará segui-la, esforçando-se para acompanhar o ritmo e a cadência do companheiro;

5. Deixe claro que não é permitido segurarem as mãos, como meio de facilitar a dança. Conversar, sim, é permitido. Anime-os com comandos verbais do tipo: “Está muito divertido, vamos!”, “Vocês estão conseguindo, parabéns!”. Após cerca de dez minutos, pedir para que se revezem no comando dos movimentos por mais dez minutos, depois, solicite que troquem de parceiros e dancem mais dez minutos. Peça para que se recolham em círculo e verbalize a experiência vivida.

 

Dicas

Iniciar o processamento abrindo espaço para que os participantes façam comentários sobre sentimentos, dificuldades, facilidades e outros que o grupo julgar importantes.

Observar se os participantes conseguem trabalhar em equipe, se acompanham ritmos diferentes ou situações diferentes e se a atividade promoveu integração.

 

Observações: Este jogo objetiva, por meio de uma lenta aproximação, o conhecimento do outro. Mas é importante ressaltar que cada um de nós possui um timing, um ritmo de vida. Todos os ritmos são singulares: o respiratório, o cardíaco, o motor etc.

Além de aproximação física permitida por esta atividade, está em jogo o ato de conhecer e de compartilhar com o colega o seu jeito, que é especial na hora de expressar-se.

Tempo de aplicação: 30 minutos

Número máximo de pessoas: 14

Número mínimo de pessoas: 3

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http://files.micronet-educacao-profissional.webnode.com/200000028-1e8111f798/sincoplan_bonecos.pngO TREM


Objetivos: Esta dinâmica é adequada, também, para apresentação ou conhecimento interpessoal, além de ter características e sentido de recreação e confraternização.

Material: Cadeiras para todos os participantes, água e cafezinho.

Como Fazer:
1. Formar duas fileiras de cadeiras, paralelas, de modo a comportar todos os participantes sentados, dois a dois.
2. O facilitador fará o papel de "maquinista" do trem e dará os comandos.
3. Colocar uma música (se conseguir uma com ritmo ou barulho de trem, melhor ainda).
4. Todos ficam atentos: na parada da música, o maquinista diz:
"A fila da minha direita pula dois vagões para trás!"
"O trem virou e os vagões se descarrilaram!" (todos trocam totalmente)
"Nesta estação vamos todos descer, tomar um cafezinho e beber água!"
5. O facilitador pode criar as mais diversas formas de "paradas do trem".

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http://i.mensagenscomamor.com/content/images/img/f/frases_de_desenhos_da_disney_pixar03.jpgA FORMIGA

(A formiga é imaginária, não é de verdade)

 

Objetivo:

Criar um clima mas amigável entre os participantes, mostrando que só devemos desejar ao outro aquilo que desejamos para nós mesmos.

 

Público Alvo:

De todas as idades

 

Procedimento:

Os participantes devem formar um circulo - O animador explica para o grupo que devem passar a formiga ao seu companheiro de forma bem suave, sem machucá-la ou matá-la. Ele inicia a dinâmica da seguinte forma: coloca a formiga imaginária em qualquer parte do corpo do seu companheiro e este por sua vez deve passá-la para a pessoa que está ao seu lado (um a um) até que todos do círculo tenha recebido a formiga e ela retorne à pessoa que começou. Depois disso, o facilitador dará a seguinte ordem, que um a um deverá beijar o lugar onde colocou a formiga no seu colega... Esse é um momento de descontração, de constrangimento, porque muitos colocam a formiguinha no lugar mais esquisito possível, e agora terá que beijar no local

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http://www.athoshomem.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/07/600-surprise-box.jpgCAIXAINHA DE SURPRESA

 

Objetivos: descontrair.

 

Materiais: Uma caixa com tarefas engraçadas, música.

 

Como Fazer:

1. Preprar-se uma caixa com tarefas engraças, fechando-as bem;

2. Coloca-se os participantes do grupo em círculo;

3. a caixinha deverá circular de mão em mão té um sinal dado, ou ao som de uma música, que para subitamente;

4. Aquele que estiver com a caixinha no momento em que é dado o sinal, ou em que a música parar, deverá tirar da caixinha uma papeleta e executar a tarefa prescrita;

5. A brincadeira continua enquanto houver papeleta na caixinha.

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